ABRAÇOS COM PALAVRAS (2024)

“Abraços com palavras” é uma edição comemorativa do programa Escolas que se Abraçam que compila conteúdos dos livros da coleção, especialmente produzidos por estudantes de Conceição do Mato Dentro. Seu primeiro capítulo é dedicado a mostrar todas as nossas ações até aqui.

MEU PONTINHO NO MAPA (2024)

“Meu Pontinho no Mapa” é mais um livro da coleção Escolas que se Abraçam. A publicação conta com um capítulo dedicado para cada um dos países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Na publicação, crianças estudantes de escolas públicas contam sobre suas vidas e a forma como veem o mundo.

MINHA INFÂNCIA, NOSSA INFÂNCIA (2024)

Neste livro, estudantes de Conceição do Mato Dentro compartilham as páginas com outros alunos de Angola, Portugal e Moçambique. Seus textos contam sobre a infância nesses diferentes lugares sob a ótica das crianças. Além disso, como o programa está ativo desde 2019, contamos também com relatos de estudantes que já participaram de edições anteriores mas que agora já estão prestando vestibular!

Interpretar: contribuições para a educação antirracista (2023)

Este manual é resultado do trabalho desenvolvido nas escolas públicas de Conceição do Mato Dentro no ano de 2023, coordenado pelo pedagogo Camilo Kuasne Anderson. As atividades tiveram como tema o antirracismo e a ampliação dos conteúdos sobre África em sala de aula a partir do livro do programa “Diálogos entre Oceanos” (que você encontra aqui anexo ao manual). “Interpretar: contribuições para a educação antirracista” contém centenas de referências para a aplicação de conteúdo antirracista e em prol da valorização da cultura africana/afrodescendente nas escolas.

Em cada canto um encanto (2023)

Neste quinto volume da coleção Escolas que se Abraçam, crianças de quatro países conversam por cartas e contam sobre suas vidas, revelando cantos e encantos de vários povos com cultura muito diferentes entre si. Participaram estudantes de escolas públicas dos seguintes municípios: Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim (MG – Brasil), Óbidos (PA – Brasil), Óbidos e Machico (Portugal), Moçâmedes (Angola) e Bissau (Guiné-Bissau).

Queijo Mineiro. Ô trem bom! (2023)

Aqui você conhece nosso livro sobre o Queijo Minas Artesanal, tradicional da região do Serro. Ele é composto por uma parte informativa e outra feita com os trabalhos dos estudantes das Escolas Municipais José Maurício Alves, Levindo Pinto de Oliveira e Cônego Antônio Madureira, da rede municipal de Conceição do Mato Dentro.

Escritas Delicadas vol.2 (2023)

Por meio de oficinas literárias com a multiartista e escritora Selma Maria, os educadores e as educadoras da rede pública de ensino de Conceição do Mato Dentro tornam-se protagonistas do nosso programa. Seus textos e poesias são organizados em publicações chamadas Escritas Delicadas, agora em seu segundo volume.

O programa internacional Escolas que se Abraçam lança seu quarto livro, chamado Pontes de Afetos. Para produção de seu conteúdo, participaram escolas públicas de Conceição do Mato Dentro (MG) e Santos (SP), no Brasil e escolas de Óbidos, Braga e Caldas da Rainha, em Portugal. O livro traz, de maneira lúdica e poética, um pouco da vida e do modo de ver o mundo das crianças desses dois países lusófonos.

Pontes de Afetos (2023)

Em terceira edição, o projeto Escolas que se Abraçam traz nesta publicação conteúdos desenvolvidos por estudantes de muitos cantos do mundo: de Conceição do Mato Dentro, no Brasil, de Cacuaco, Luanda e Moçâmedes em Angola e de Maputo e Homoíne, em Moçambique. Por meio de pequenos textos e de imagens, você conhecerá mais sobre a cultura, a rotina e vida nesses lugares – e tudo isso pela voz, ou melhor, pela escrita de crianças.

Diálogos entre oceanos (2022)

Na escola, os estudantes sempre aprendem sobre pessoas importantes que contribuíram com diferentes descobertas e invenções. Mas mesmo com os avanços em prol de uma educação mais plural, as contribuições africanas e afrodescendentes ainda são pouco reconhecidas no ambiente escolar. Esse material, dentre outras coisas, visa divulgar o trabalho de pessoas negras que foram extremamente importantes em variadas áreas. 

POR UMA ESCOLA CADA VEZ MAIS COLORIDA (2022)

Esta publicação é resultado do primeiro ciclo de oficinas de escritas poéticas realizadas com as equipes pedagógicas da rede pública de Conceição do Mato Dentro. O intuito era estimular os educadores em exercícios de leitura e escrita, assim como eles fazem com os estudantes em sala de aula. Entendendo que também era importante que eles tivessem essa experiência sensível, criamos o livro, material voltado especialmente para professores!

Escritas Delicadas (2022)

 Este livro traz um olhar único sobre a pandemia de Covid-19 e todos os desafios trazidos com ela. Isso porque quem conta suas experiências, sentimentos e pensamentos durante o período são as crianças. Por meio de textos poéticos, fotos e desenhos, crianças de Conceição do Mato Dentro (MG – Brasil) e de sete municípios portugueses refletem e contam sobre suas vidas e sobre como enfrentaram esse momento tão complexo.

escolas que se abraçam (2021)

Este é um conteúdo de apoio ao uso do livro Escolas que se Abraçam em sala de aula. Um material que visa auxiliar todos educadores que tenham o intuito de usar nosso livro como conteúdo pedagógico.

manual da educadora e do educador (2021)

 É o primeiro livro da coleção Escolas que se Abraçam, em que estudantes do interior de Minas Gerais, mais especificamente de Conceição do Mato Dentro, trocam cartas com crianças de Óbidos, Portugal. E descobrem mais sobre as culturas brasileiras e portuguesas, percebendo semelhanças e diferenças. Uma viagem literária por países lusófonos que ainda hoje estão fortemente conectados.

Cartas de Lá e de Cá (2019)