O programa internacional Escolas que se Abraçam incentiva a leitura e a escrita poética em escolas públicas de países de língua portuguesa. Nossos trabalhos começaram em 2019, com uma parceria entre os escritores José Santos, Selma Maria e a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e sua Secretaria Municipal de Educação. Em sua primeira edição, o programa realizou uma troca de cartas entre estudantes conceicionenses e portugueses, mais especificamente da vila de Óbidos, com o apoio do escritor Alexandre de Sousa. Os textos se tornaram a nossa primeira publicação, o livro Cartas de Lá e de Cá.

Estudante da Escola Municipal Professor João Lima, Conceição do Mato de Dentro.

Em 2021, tivemos nossa segunda edição apesar de todos os obstáculos impostos pela pandemia. O programa cresceu, englobando dessa vez sete cidades portuguesas, e além de realizar diversas ações, lançou o livro que dá nome ao programa: Escolas que se Abraçam.

Nossa expansão continuou, com cada vez mais Prefeituras e Câmaras interessadas em participar. Cidades em diferentes cantos do Brasil passaram a fazer parte dessa rede e também novos países foram integrados, como Angola e Moçambique, que em 2022 participaram do livro Diálogos entre oceanos. Já naquela época, nosso programa trabalhava muito para garantir maior difusão: além dos livros feitos pelas crianças, fazíamos transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais, materiais de apoio para educadores e publicações diversas.

Estudantes da Escola Primária nº 55 M – Pioneiro Zeca, em Moçâmedes, Angola.

Em 2023, por sua vez, contamos com estudantes de cinco países: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Além de já estarmos em articulação com Timor-Leste e Cabo Verde. Lançamos os livros Pontes de Afetos e Em cada canto, um encanto, com a participação dos alunos. Além dessas duas obras, lançamos também o Queijo Mineiro – ô trem bom!, feito com estudantes da rede pública de ensino de Conceição sobre o Queijo Minas Artesanal produzido na região. Em 2024, também Cabo Verde foi integrada à nossa rede com comunidades escolares em três ilhas.

A publicação mais recente do programa é o Minha Infância, Nossa Infância. Mas muitas outras obras fazem parte do nosso acervo que podem ser acessadas gratuitamente aqui no nosso site.