Interpretar: contribuições para a educação antirracista (2023)

Este manual foi criado com o intuito de facilitar o uso do livro Diálogos entre oceanos em sala de aula, incentivando a presença das temáticas antirracistas no contexto pedagógico.

Em cada canto um encanto (2023)

Neste quinto volume da coleção Escolas que se Abraçam, crianças de quatro países conversam por cartas e contam sobre suas vidas, revelando cantos e encantos de vários povos com cultura muito diferentes entre si. Participaram estudantes de escolas públicas dos seguintes municípios: Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim (MG – Brasil), Óbidos (PA – Brasil), Óbidos e Machico (Portugal), Moçâmedes (Angola) e Bissau (Guiné-Bissau).

Queijo Mineiro. Ô trem bom! (2023)

Aqui você conhece nosso livro sobre o Queijo Minas Artesanal, tradicional da região do Serro. Ele é composto por uma parte informativa e outra feita com os trabalhos dos estudantes das Escolas Municipais José Maurício Alves, Levindo Pinto de Oliveira e Cônego Antônio Madureira, da rede municipal de Conceição do Mato Dentro.

Escritas Delicadas vol.2 (2023)

Por meio de oficinas literárias com a multiartista e escritora Selma Maria, os educadores e as educadoras da rede pública de ensino de Conceição do Mato Dentro tornam-se protagonistas do nosso programa. Seus textos e poesias são organizados em publicações chamadas Escritas Delicadas, agora em seu segundo volume.

Esta publicação surge da necessidade de incentivar uma maior presença de conteúdos afrobrasileiros nas salas de aulas. Está presente um glossário de importantes nomes afrodescendentes, além de uma bibliografia de apoio ao professor.

Na rede de escolas parceiras do nosso programa, em Conceição do Mato Dentro, há duas que ficam em comunidades remanescentes de quilombo. Por isso, quisemos também apresentar conhecimentos importantes sobre a educação quilombola por meio da entrevista com Rogério Ribeiro Coelho, Professor e profissional especializado na área.

Por uma Escola cada vez mais Colorida (2022)

O programa internacional Escolas que se Abraçam lança seu quarto livro, chamado Pontes de Afetos. Para produção de seu conteúdo, participaram escolas públicas de Conceição do Mato Dentro (MG) e Santos (SP), no Brasil e escolas de Óbidos, Braga e Caldas da Rainha, em Portugal. O livro traz, de maneira lúdica e poética, um pouco da vida e do modo de ver o mundo das crianças desses dois países lusófonos.

Pontes de Afetos (2023)

Em terceira edição, o projeto Escolas que se Abraçam traz nesta publicação conteúdos desenvolvidos por estudantes de muitos cantos do mundo: de Conceição do Mato Dentro, no Brasil, de Cacuaco, Luanda e Moçâmedes em Angola e de Maputo e Homoíne, em Moçambique. Por meio de pequenos textos e de imagens, você conhecerá mais sobre a cultura, a rotina e vida nesses lugares – e tudo isso pela voz, ou melhor, pela escrita de crianças.

Diálogos entre oceanos (2022)

Por uma Escola cada vez mais Colorida (2022)

Esta publicação é resultado do primeiro ciclo de oficinas de escritas poéticas realizadas com as equipes pedagógicas da rede pública de Conceição do Mato Dentro. O intuito era estimular os educadores em exercícios de leitura e escrita, assim como eles fazem com os estudantes em sala de aula. Entendendo que também era importante que eles tivessem essa experiência sensível, criamos o Escritas Delicadas, material voltado especialmente para professores!

Escritas Delicadas (2022)

Este livro traz um olhar único sobre a pandemia de Covid-19 e todos os desafios trazidos com ela. Isso porque quem conta suas experiências, sentimentos e pensamentos durante o período são as crianças. Por meio de textos poéticos, fotos e desenhos, crianças de Conceição do Mato Dentro (MG – Brasil) e de sete municípios portugueses refletem e contam sobre suas vidas e sobre como enfrentaram esse momento tão complexo.

escolas que se abraçam (2021)

Este é um conteúdo de apoio ao uso do livro Escolas que se Abraçam em sala de aula. Um material que visa auxiliar todos educadores que tenham o intuito de usar nosso livro como conteúdo pedagógico.

manual da educadora e do educador (2021)

É o primeiro livro da coleção Escolas que se Abraçam, em que estudantes do interior de Minas Gerais, mais especificamente de Conceição do Mato Dentro, trocam cartas com crianças de Óbidos, Portugal. E descobrem mais sobre as culturas brasileiras e portuguesas, percebendo semelhanças e diferenças. Uma viagem literária por países lusófonos que ainda hoje estão fortemente conectados.

Capa Cartas de Lá e de Cá

Cartas de Lá e de Cá (2019)