Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa

No dia 5 de maio celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data oficialmente reconhecida pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa em 2009 e pela UNESCO em 2019. Esta data tem como objetivo promover e celebrar a língua portuguesa e as culturas dos países que a utilizam.

Já no Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, também comemorado em 5 de novembro, foi instituído pela Lei n.º 11.310, de 12 de junho de 2006. A data foi escolhida em virtude do nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua.

A língua portuguesa é uma das línguas mais difundidas no mundo, tendo mais de 265 milhões de falantes, e é também uma das principais línguas de comunicação internacional, com uma forte extensão geográfica, sendo língua oficial em nove países espalhados em quatro continentes, além de possuir comunidades locais em outros.

Nós, do programa Escolas que se Abraçam, buscamos sempre a promoção e o desenvolvimento do uso da língua portuguesa de forma criativa e lúdica junto aos estudantes e aos educadores que trabalham conosco.

Atualmente estamos presentes em seis países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal – e incentivamos trocas entre nossos estudantes de forma a respeitar e homenagear as diferentes características do português de cada local.