Escolas que se Abraçam participa de festival literário em São Paulo

Fli Sampa acontece esta semana; entrada é gratuita

A primeira edição do Festival Literário da Secretaria Municipal de São Paulo – Fli Sampa – chega esta semana, de 1º a 5 de agosto, no Centro Cultural São Paulo. O programa Escolas que se Abraçam tem presença confirmada no evento, com participação em mesas e apresentações.

A principal delas acontece no dia 4, a partir das 17h30, numa mesa onde o tema é as atividades e o alcance do programa. Fazem parte a Secretária Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro, Juliana Rajão, a coordenadora do programa Selma Maria e Luisa Paolinelli, escritora e professora universitária portuguesa que participa das ações do Escolas que se Abraçam na Ilha da Madeira. Também estará na mesa um representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que, a partir deste semestre, também integra o programa. A mediação será feita por Paloma Comparato, que também integra a coordenação do programa.

O festival tem como objetivo reunir estudantes, educadores, escritores, artistas, ilustradores e todas as pessoas interessadas em ações de incentivo à literatura e formação de novos leitores. Um ambiente mais que convidativo e familiar para o Escolas que se Abraçam.

O programa nasce, inclusive, com essa proposta quando, em 2019, a Secretaria Municipal de Educação da cidade mineira de Conceição do Mato Dentro se uniu aos escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa para a criação de uma iniciativa que estimulasse a leitura e a escrita poética para estudantes de escolas públicas de países falantes da língua portuguesa.

Do interior de Minas, o programa ganhou outras cidades no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Tem, ainda, a importante chancela da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

É essa experiência que os representantes do programa vão compartilhar esta semana no Fli Sampa, evento gratuito, com abertura prevista para às 15h no dia 1º; 10h às 20h, de 2 a 5 de agosto; e 14h às 19h, no sábado, dia 5. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.