Escolas que se Abraçam
Distribuição do Livro Diálogos entre Oceanos em escolas angolanas

Escolas que se Abraçam fortalece relação entre Brasil e Angola

De volta ao Brasil, após agenda em Angola, a convite do país africano, as representantes do programa internacional Escolas que se Abraçam celebram os ganhos do intercâmbio. O objetivo da viagem foi estreitar ainda mais os laços com Angola, cuja parceria se iniciou em 2022.

Foram sete dias de compromissos para as representantes brasileiras do projeto, Juliana Rajão, secretária Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro (MG), e Rejani Cruz, coordenadora Pedagógica da mesma Secretaria. Entre eles, um encontro com a Excelentíssima Ministra da Educação de Angola, Sra. Luísa Maria Alves Grilo, visitas a escolas parceiras do Escolas que se Abraçam e reuniões com profissionais de ensino para partilha de experiências. Segundo a secretária Juliana, “os laços entre nós se apertaram ainda mais, sentimos a força da cooperação se manifestar a cada momento, é um encontro sensível entre escolas”.

Distribuição do livro Diálogos entre oceanos” para alunos em Angola

A viagem também foi oportunidade de divulgar nas escolas angolanas o livro “Diálogos entre oceanos”, produzido pelo programa, com conteúdos desenvolvidos por estudantes de Conceição do Mato Dentro, no Brasil, de Cacuaco, Luanda e Moçâmedes, em Angola, e de Maputo e Homoíne, em Moçambique. A partir de pequenos textos e imagens, é possível conhecer mais sobre a cultura escolar e a vida cotidiana nesses lugares, tudo isso por meio da escrita das crianças. “Os meninos ficaram muito felizes ao receberem os livros, eu vi o interesse deles em participar do programa”, relata Rejani.