Escolas que se Abraçam será destaque no FOLIO, renomado festival literário em Portugal

Programa educacional reúne time de professoras, escritore(a)s, artistas cênicos e ilustradores; Destaque para o lançamento do livro Pontes de Afetos.

O Festival Literário Internacional de Óbidos – FOLIO – tem presença confirmada do programa internacional Escolas que se Abraçam. Para esta edição, levará profissionais ligados à Literatura e Educação, que participarão de dezenas de atividades no evento. O Folio será realizado entre os dias 12 e 22 de outubro, na vila de Óbidos, Portugal.

A parceria entre o programa Escolas que se Abraçam e a Câmara Municipal de Óbidos remonta a 2019, quando o Programa foi fundado na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro. De lá, a iniciativa alcançou novos países e oportunidades e, dado o seu tamanho agora em 2023, estará no evento com uma delegação que reúne alguns parceiros que conseguem celebrar à altura essa história. É o que explica a secretária de Educação do município, a professora Juliana Rajão.

O convite do programa Escolas que se Abraçam pelo FOLIO se caracteriza como um testemunho do incansável compromisso da secretaria de educação de Conceiçao em promover a literatura e intercâmbio educacional na comunidade lusófona. Sua liderança  tem sido fundamental para o sucesso do Programa, que tem transformado positivamente a vida de inúmeros estudantes e educadores. A inclusão do Programa Escolas que se Abraçam no FOLIO é um reconhecimento merecido desta visão progressista e do impacto transformador que sua abordagem tem tido na comunidade educacional.

Assim, para o evento de outubro em Portugal, teremos os seguintes membros compondo a delegação brasileira junto ao Escolas que se Abraçam: Juliana Rajão, Secretária de Educação de Conceição do Mato Dentro, duas das coordenadoras do Escolas que se Abraçam, Selma Maria e Paloma Comparato,  o professor e diretor teatral Henrique Diana e seus atores Célio Garcia e Emily Rosa.

Um destaque na programação é a exposição “Riscos do Nordeste”, do celebrado artista Jô Oliveira, organizada pelas editoras brasileiras Rota Imaginária e Tapioquinha, em parceria com o programa  Escolas que se Abraçam.

Festival Literário Internacional de Óbidos

Da região oeste de Portugal, os ventos de outubro sopram, convidando o mundo para seu festival literário. O Folio é realizado na charmosa vila medieval de Óbidos, onde suas muralhas e fortalezas se tornam pontes que unem escritores, leitores, artistas e obras de várias partes do mundo em um encontro marcado para 12 a 22 de outubro de 2023. E, embora seja um evento internacional, o Folio não perde de vista o seu envolvimento com as comunidades locais.

O festival se divide em cinco temáticas que alimentam de conteúdo as inúmeras horas de programação. O mais importante é o Folio Educa, que trará educadores de diversas regiões de Portugal e do mundo. Somente o Folio Educa possuirá mais de uma centena eventos e muitos deles serão no âmbito do programa Escolas que se Abraçam.

Serão apresentadas as ações do  programa, fundado na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro, em 2019. A professora Juliana Rajão, secretária de Educação do município e uma das principais entusiastas da iniciativa, terá voz ao lado das vereadoras da educação de Óbidos, Caldas da Rainha e Machico (ilha da Madeira). A conversa será mediada pela coordenadora do programa  Paloma Comparato.

Na manhã de segunda-feira, dia 16, acontecerá esta mesa e também o  lançamento do livro “Pontes de Afetos” (acesse a versão digital do livro aqui). Para produção de seu conteúdo, participaram escolas públicas de Conceição do Mato Dentro (MG) e Santos (SP), no Brasil, e escolas de Óbidos, Braga e Caldas da Rainha, em Portugal. O livro traz, de maneira lúdica e poética, um pouco da vida e do modo de ver o mundo das crianças desses dois países lusófonos.

Durante o evento, a Secretária Juliana terá a oportunidade de conferenciar com autoridades de Educação de outras cidades portuguesas que são, ou serão em breve, componentes da  rede de parceiros do Escolas que se Abraçam.

Escolas que se Abraçam no Folio

Para a equipe do Escolas que se Abraçam participar do Festival é como estar em casa. Afinal, o programa e a cidade de Conceição do Mato Dentro mantêm laços fraternos com a vila portuguesa desde o ano de 2019.  Em várias edições desde então, profissionais do Escolas que se Abraçam marcam presença. Também é comum o intercâmbio de alunos, professores, artistas e outros colaboradores entre as cidades.

Desse intercâmbio constante nasce a inspiração para o Protocolo de Geminação entre a mineira Conceição do Mato Dentro e a vila portuguesa Óbidos, em 2022. Um processo que estabelece laços de cooperação entre as cidades, abrindo caminhos para intercâmbios culturais, técnicos, econômicos e sociais.

Um dos casos de sucesso da parceria  é o do professor e diretor teatral Henrique Diana, da Secretaria de Educação de Conceição do Mato Dentro, que já esteve em Óbidos para um intercâmbio artístico no ano de 2022. De volta à Vila para participar do Folio, o professor vai realizar oficinas de brincadeiras e brinquedos em escolas de Óbidos. Com ele estarão os atores Célio Garcia e Emily Rosa, que integram  sua Trupe Teatral, Maria Tiana, para a apresentação de poemas declamados de escritores portugueses como  Mário Henrique Leiria, Eugénio de Andrade, António Manuel Couto Viana, Natália Correia e Armando da Silva Carvalho. No dia 20 de outubro apresentarão, ao lado da atriz lisboeta, Madalena Jorge, “As palavras de António Manuel Couto Viana e Urbano Tavares Rodrigues”, também com declamação de poemas.