Escolas que se Abraçam
Alunos de Óbidos Portugal no aeroporto de Lisboa

Estudantes de Óbidos visitam Conceição

O Escolas que se Abraçam é um programa  que incentiva a leitura e a escrita em língua portuguesa para estudantes de escolas públicas. Criado, desenvolvido e financiado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e por sua Secretaria de Educação. Em 2019 aconteceu sua primeira edição, quando foi feita uma troca de cartas entre estudantes de Conceição e Óbidos, em Portugal. Atualmente, além de Portugal e Brasil, o Escolas que se Abraçam abarca instituições em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, buscando cada vez mais promover a difusão da língua e da cultura dos países lusófonos. Além de ter se expandido internacionalmente, o programa também fincou novas raízes no Brasil, aumentando sua rede de escolas e regiões.

Em 2023, novos laços se solidificam, inclusive no que se trata de intercâmbios. Em 10 de abril, chegou em Conceição do Mato Dentro uma delegação portuguesa de estudantes e profissionais pedagógicos participantes do Escolas que se Abraçam. Vindos de Óbidos, realizarão durante a semana diferentes atividades a fim de conhecer mais sobre a cultura, a educação e o dia a dia locais.

Com este município português, muitas foram as parcerias ao longo dos anos.  Desde a primeira edição o município de Óbidos participou ativamente na produção de livros e engajamento de escolas. Além disso, em julho de 2022, doze alunos e cinco educadores de Conceição do Mato Dentro viajaram para o município português com o intuito de se aprofundar na cultura e vida locais. No mesmo ano foi assinado um Protocolo de Geminação entre a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, na figura do Prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira, e a Câmara Municipal de Óbidos, na figura do Presidente da mesma, Filipe Miguel Alves Correia Daniel.