Conceição do Mato Dentro, 25 de outubro de 2024
O programa Escolas que se Abraçam, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro por meio de sua Secretaria Municipal de Educação e coordenado por José Santos, Selma Maria, Paloma Comparato e Alexandre de Sousa (em Portugal), foi classificado entre os dez semifinalistas do renomado prêmio voltado para a Literatura e a Educação, o Jabuti.
O prêmio, que é organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, já está em sua sexagésima sexta edição. De grande prestígio, as inscrições nas variadas categorias oferecidas são sempre realizadas aos milhares, de modo que estar entre os semifinalistas é uma conquista excepcional e muito relevante.
Mas não para por aí. Além de o programa ter sido nomeado na categoria de Fomento à Leitura, sendo considerado um dos dez mais importantes nesta área no Brasil, também está entre os semifinalistas de outra categoria, a de Educação, com a obra “Interpretar: contribuições para a educação antirracista”. Este manual é resultado do trabalho desenvolvido nas escolas públicas de Conceição durante o ano de 2023, coordenado pelo pedagogo Camilo Kuasne, sob supervisão da Secretaria. Com esse material, educadores de todo o Brasil têm conteúdos e centenas de referências para a aplicação de conteúdo antirracista e em prol da valorização da cultura africana/afrodescendente em suas próprias salas de aula.
Essas conquistas tão significativas demonstram não somente a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pelo programa, mas também a qualidade com que têm sido feitos. A lista dos cinco finalistas de cada categoria será divulgada pelo site oficial da Câmara Brasileira do Livro no dia 5 de novembro e os grandes vencedores, no dia 19 do mesmo mês. Mas ressaltamos, estar entre os 10 primeiros do país nas respectivas categorias é motivo de grande orgulho.