O programa internacional Escolas que se Abraçam incentiva a leitura e a escrita poética em escolas públicas de países de língua portuguesa. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro (MG – Brasil) por meio da sua Secretaria Municipal de Educação. E por que nossa história começa em Conceição? Pois é de lá que veio José Aparecido de Oliveira, que em vida foi embaixador, governador, ministro da cultura e grande incentivador cultural através da cooperação lusófona. Ele foi um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que hoje fornece chancela ao nosso programa.
Estudante da Escola Municipal Professor João Lima, Conceição do Mato de Dentro.
Nossos trabalhos começaram em 2019, com uma parceria entre essas instituições e os escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa. Em sua primeira edição, o programa realizou uma troca de cartas entre estudantes conceicionenses e portugueses, mais especificamente da vila de Óbidos. Os textos se tornaram a nossa primeira publicação, o livro Cartas de Lá e de Cá.
Em 2021, tivemos nossa segunda edição apesar de todos os obstáculos impostos pela pandemia. O programa cresceu, englobando dessa vez sete cidades portuguesas, e além de realizar diversas ações, lançou o livro que dá nome ao programa: Escolas que se Abraçam*. Nossa expansão continuou, com cada vez mais Prefeituras e Câmaras interessadas em participar. Cidades em diferentes cantos do Brasil passaram a fazer parte dessa rede e também novos países foram integrados, como Angola e Moçambique, que em 2022 participaram do livro Diálogos entre oceanos. Já naquela época, nosso programa trabalhava muito para garantir maior difusão: além dos livros feitos pelas crianças, fazíamos transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais, materiais de apoio para educadores e publicações diversas.
Estudantes da Escola Primária nº 55 M – Pioneiro Zeca, em Moçâmedes, Angola.
Em 2023, por sua vez, contamos com estudantes de cinco países: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Além de já estarmos em articulação com Timor-Leste e Cabo Verde. Lançamos os livros Pontes de Afetos e Em cada canto, um encanto, com a participação dos alunos. Além dessas duas obras, lançamos também o Queijo Mineiro – ô trem bom!, feito com estudantes da rede pública de ensino de Conceição sobre o Queijo Minas Artesanal produzido na região. Muitas outras publicações fazem parte do nosso acervo. Se você quiser conhecê-las, acesse nossa seção Nossos livros.