Queijo Minas Artesanal

Três curiosidades sobre o queijo que você precisa conhecer

O Escolas que se Abraçam, com ajuda dos estudantes que participam do programa, está colocando a mão na massa para produzir um livro diferente, sobre um assunto delicioso: o queijo. Trata-se de um almanaque repleto de curiosidades, memes, histórias divertidas, ilustrações e muita informação escrita de um jeito super gostoso de ler.

Enquanto o livro está “curando”, numa queijeira em Conceição do Mato Dentro (MG), a gente adianta três curiosidades que estão no livro e que você precisa saber sobre essa iguaria, orgulho da culinária brasileira. Olha só:

1 – O queijo já existia no Egito Antigo

Estudos indicam que por volta do ano 7 mil a.C. os humanos já buscavam novas formas de conservar o leite, dando origem ao primeiro leite coalhado e, em seguida, ao queijo. No Egito aparecem os primeiros registros do alimento. Esse povo, que vive no continente africano desde 3 mil anos a.C., era também criador de gado e  foi um dos primeiros a incluir o leite e o queijo na alimentação. Essa informação não serve para os mineiros tentarem cidadania egípcia, ok? 😉

2 – O padroeiro dos queijeiros é São Lúcio de Cavargna

Sim, produtores de queijo também têm a merecida proteção divina! Para os devotos, vale pedir uma mãozinha a Lúcio de Cavargna. Italiano e pastor de ovelhas, o santo viveu no século XII e produzia muito queijo. Parte da produção doava a quem precisava. O patrão não curtia muito a ideia, mesmo a ação não gerando prejuízos para ele. Lúcio virou santo protetor dos queijeiros e símbolo do amor à simplicidade.

3-  A atividade queijeira existe em mais de 600 municípios mineiros

O queijo é um alimento presente na vida dos mineiros, seja na dieta ou como fonte de renda. Sendo o estado forte na produção leiteira, a atividade queijeira é a principal fonte de renda para cerca de 30 mil pequenos produtores de mais de 600 municípios mineiros.

As nossas histórias vem de uma região só, a que produz o Queijo Minas Artesanal do Serro e que reúne 10 municípios, que faziam parte da antiga Comarca do Serro Frio, inclusive Conceição.

Queijo é um patrimônio que alimenta, gera renda e boas histórias. Tantas que o Escolas que se Abraçam resolveu criar um lindo livro reunindo várias delas.  Em breve você terá acesso a todas as informações que juntamos num mineiro almanaque para saborear à vontade. Aguarde!

Crédito da foto: Carlos Abreu